SingleBrasil

Home

Dubrovnik

  É uma cidade histórica maravilhosa na costa do Mar Adriático. Com uma rica herança medieval e uma arquitetura incrível, Dubrovnik foi fundada no século VII e é famosa pelas suas muralhas bem preservadas e ruas de paralelepípedos, que dão um charme todo especial à cidade. Ela ficou ainda mais conhecida como o cenário de Porto Real na série “Game of Thrones”, o que ajudou a atrair mais turistas e aumentar sua fama pelo mundo. Além de ser um destino turístico popular, Dubrovnik também é um importante porto e centro cultural, misturando história, cultura e paisagens deslumbrantes de um jeito único.

Muralhas e Fortalezas de Dubrovnik

As muralhas de Dubrovnik são um dos principais atrativos da cidade e estão entre os sistemas de fortificação mais bem conservados da Europa. Com 1.940 metros de extensão, essas muralhas são complementadas por várias fortalezas e torres. Os visitantes podem explorar o sistema por três entradas principais e conferir fortificações importantes como Minčeta, Bokar e São João.

A Fortaleza Minčeta, que fica no ponto mais alto da cidade, é um ícone da defesa de Dubrovnik. A Fortaleza Revelin protege a entrada oriental da cidade, enquanto a Fortaleza de São João abriga o Museu Marítimo e o Aquário. O Porporela, uma parte das muralhas, é um local popular para passeios e banhos. Além disso, o interior da Fortaleza Revelin é utilizado para eventos culturais, como concertos da Orquestra Sinfônica de Dubrovnik.

Lovrjenac

  A Fortaleza Lovrjenac, situada a oeste do centro histórico de Dubrovnik, ergue-se majestosa sobre uma rocha de 37 metros. Ela é um símbolo da liberdade e da defesa da cidade. A inscrição acima da entrada, “NON BENE PRO TOTO LIBERTAS VENDITUR AURO”, destaca a importância da liberdade para Dubrovnik. Embora sua construção tenha começado antes, a primeira referência oficial à fortaleza é de 1301.

Hoje em dia, a Lovrjenac é um dos palcos dos Jogos de Verão de Dubrovnik e é famosa por apresentar peças de William Shakespeare. A fortaleza já recebeu atores renomados como Rade Šerbedžija, Daniel Day-Lewis e Goran Višnjić, que interpretaram Hamlet no local.

Stradun

  Historicamente, a ilha possuía duas principais portas de entrada: Ploče e Pile, equipadas com pontes levadiças para proteção durante a noite. Ao ingressar pela porta de Pile, chega-se ao Stradun, a via principal da cidade que divide o centro histórico e serve como o principal espaço público e comercial. O Stradun foi construído no final do século XI e adquiriu sua função atual no século XII. No extremo oriental da rua encontra-se a Fonte de Onofrio, parte de um aqueduto do século XV. O campanário de Dubrovnik, erguido em 1444, é ornamentado com esculturas que indicam as horas. O Palácio Sponza, de estilo gótico-renascentista, abriga o Arquivo de Dubrovnik, um dos mais significativos do mundo. A Coluna de Orlando, com sua escultura medieval, simboliza a independência da cidade.

Igrejas

  Temos a oportunidade de conhecer um variedade de igrejas históricas. A Igreja Barroca de São Blas, construída em 1715, abriga uma valiosa estátua do santo e está localizada no centro histórico da cidade. A Igreja de São Salvador, erguida em 1520 como agradecimento pela proteção da cidade contra um terremoto, resistiu ao tremor de 1667 e é atualmente utilizada para eventos culturais. A antiga farmácia dos franciscanos permanece em operação, oferecendo produtos baseados em receitas antigas. A Catedral de Dubrovnik, reconstruída no século XVIII, revela vestígios de uma catedral anterior, datada dos séculos VI a VIII, e possui um políptico de Tiziano. A Igreja de Santo Domingo, uma importante obra gótica, é notável por suas valiosas obras de arte e documentos históricos.

Trsteno

  A cerca de 20 km ao sul de Dubrovnik, é conhecido pelo seu nome que deriva da palavra croata trstika, que significa “cana”, devido à abundância de água na área. O Arboretum Trsteno, o único jardim botânico da costa adriática da Croácia, foi estabelecido em 1948 na área das propriedades da família nobre Gučetić-Gozze. Com uma área de 25 hectares, combina jardins históricos renascentistas, neorromânicos, olivares e bosques. Em 1494, Ivan Marinov Gučetić-Gozze construiu sua mansão de campo estival e jardim, tornando-se um centro cultural humanista. O arboreto possui fontes renascentistas transformadas em criações barrocas que representam ninfas e Netuno, o deus das águas.

Praças

 A Cidade possui várias praças históricas, a praça Marin Držić, localizada em frente à catedral, é cercada por importantes edifícios e homenageia o escritor e dramaturgo Marin Držić. A Praça Gundulićeva é conhecida pela estátua do poeta Ivan Gundulić e sua fonte de Amerling, e também servia como mercado de verduras. A escadaria barroca da Praça Gundulićeva leva à Praça Ruđera Boškovića, onde se encontram a Igreja de São Ignacio e o Collegium Ragusinum. Este complexo é notável por sua arquitetura barroca, com a Igreja de São Ignacio sendo decorada com afrescos de Gaetano Garcia e a escadaria projetada por Pietro Passalacqua, lembrando a famosa escada romana.

Ilha de Lokrum

  A Ilha de Lokrum, mencionada pela primeira vez em 1023, foi originalmente o local de uma abadia beneditina. Segundo a lenda, Ricardo Coração de Leão se refugiou na ilha em 1192 e prometeu construir uma igreja, doando fundos para a catedral de Dubrovnik. Em 1839, Maximiliano Habsburgo adquiriu a ilha, construindo uma villa de verão e estabelecendo um jardim magnífico. O Jardim Botânico de Lokrum, criado em 1959, exibe uma coleção de plantas exóticas, e a ilha foi designada como patrimônio natural em 1963. Lokrum possui o lago “Mrtvo More”, ideal para banho, e o Fort Royal, uma fortaleza que oferece vistas espetaculares. A ilha é um destino popular para excursões a partir de Dubrovnik e é carinhosamente conhecida como “a ilha dos enamorados”.

Tour Game of thrones

  O notável sucesso da série exerceu uma influência significativa sobre o turismo na cidade, que já se destacava devido à sua grande beleza. Atualmente, é possível realizar um tour por diversos locais onde foram filmadas cenas da série, além de visitar um museu que exibe várias relíquias, incluindo o famoso trono da célebre produção.

Ilhas Elafiti

  As Ilhas Elafiti  têm uma rica história associada à República de Ragusa desde o século XI. Entre as 13 ilhas do arquipélago, Koločep, Lopud e Šipan são as três habitadas. Durante uma visita, os turistas podem explorar as ilhas a bordo do barco a vapor Postir, visitar a capela em Koločep, desfrutar da praia de Šunj em Lopud e explorar a mansão Skočibuha-Stjepović em Šipan. As ilhas são renomadas por sua gastronomia, destacando-se pelo peixe fresco . Em Lopud, o pavilhão artístico “Your Black Horizon”, criado por Olafur Eliasson e David Adjaye, oferece uma fusão de arte e arquitetura, constituindo um destino significativo para o turismo artístico.

Pousadas e Hotéis

Hostel Angelina Old Town

   O Hostel Angelina Old Town oferece Wi-Fi gratuito e uma área comum com TV e cozinha compartilhada, situada no centro histórico de Dubrovnik, dentro das muralhas da cidade. As principais atrações, lojas e bares estão a poucos passos do albergue. Os dormitórios possuem armários individuais e a cozinha inclui geladeira, forno e torradeira. Alguns dormitórios e quartos privados estão localizados em um edifício anexo, a 5 minutos a pé, com acesso às instalações do prédio principal.

O local é o mais procurado da cidade, por causa do preço de 20 euros (cerca de 124 reais) a diária e também pelo ótimo atendimento.

Guest House Tomasi

  A Guest House Tomasi está situada no centro histórico de Dubrovnik, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. A acomodação oferece Wi-Fi gratuito, ar-condicionado e TV LCD, e está a apenas 150 metros da praia mais próxima. Nas proximidades, há diversas lojas, restaurantes e mercados. O centro histórico também conta com atrações como as Muralhas da Cidade e o Calçadão Stradun, onde se encontra a Fonte de Onofrio. A propriedade está a 200 metros de um ponto de ônibus local e a 3 km da Estação Rodoviária e do Porto de Balsas. O Aeroporto Internacional de Dubrovnik está a 24 km de distância.

O local possui ótimas recomendações, mas o preço é de 40 euros ( cerca de 248 reais ) a diária.

Scroll to Top